domingo, 6 de novembro de 2011

Resumo – Scechner – O que é performance? Out/11
PERFORMANCE
trechos intensos do texto do xexener:

“tomar consciência do comportamento restaurado é reconhecer o processo pelo qual processos sociais, em suas múltiplas formas, são transformadas em teatro. (...) A performance no comportamento restaurado quer dizer que nunca pela primeira vez, sempre pela segunda e assim até enesima: comportamento duas vezes vivenciado” p. 10

“Na verdade, se as pessoas normalmente não entrassem em contato com suas multiplas personas, a arte de atuar e a experiência de dominação pelo transe não seria possível” p.9

A partir disso podemos pensar que na primeira metade do texto, Schechner fala o que é o comportamento restaurado, nos assegura que mesmo especulando sobre a performance, ela pode SER muitas coisas, é um movimento fluido como acreditava Heráclito. Uma performance de vanguarda é aquela que consegue alocar dentro de um espaço novo, um comportamento restaurado em um contexto atual - daí a importância de ter estudado o Agamben e o contemporãneo, pra entender que uma coisa é marmota e outra o que buscamos na atualidade, no presente e na presença. E quando se fala de nu, percebe-se a diferença de fazer uma performance nu há 50 anos atrás e hoje,

um ponto de discussão: como pensar a nudez na performance? de que maneira se mostra o corpo, a noção de carne? e presença do erótico ou não?


- sendo
- fazendo
- mostrar fazendo
- explicar “mostrar fazendo”
“Honrar o comum é notar como se parece com um ritual a vida cotidiana, o quanto da vida diária consiste-se de repetições” página 3.
Palavras-chave rotina/papel/situação
Definição de papel social como a encenação de direitos e deveres de um certo status.
Performance
Teoria do comportamento restaurados -> ritos repetidos, alguns deles dando uma maioridade.
+
Heráclito -> Um homem não passa no mesmo rio duas vezes.
Cada ocasião da performance vai ser diferente, mesmo se for reproduzida por vídeo, a forma como é recebida, a percepção envolvida torna a recepção única e singular em cada momento. “interatividade está sempre em fluxo”
A PERFORMANCE ACONTECE ENQUANTO AÇÃO, INTERAÇÃO E RELAÇÃO. ESTÁ NO “ENTRE”.
O MUNDO DA PERFORMANCE E O MUNDO ENQUANTO PERFORMANCE.
Momentos duas vezes experienciados envolve treino e ensaio. Tanto na vida cotidiana, como na vida cerimonial e na vida artística a busca é para encontrar e definir um lugar do comum, sem banalizá-lo.
8 Tipos de fazer performance

1. Na vida cotidiana

2. Nas artes

3. Nos esportes e entretenimento de massa

4. Nos negócios

5. Na tecnologia

6. No sexo

7. Nos rituais – sagrados e temporais

8. Em ação

A ideia de que performance não é uma definição presa a conceitos centrais e sim conceitos que expandem para caminhos diversos.

“Que toda atividade humana pode potencialmente ser considerada enquanto ‘performance’ ou que pelo menos, toda atividade carrega consigo uma consciência disso” Marvin Carlson

A partir deste caminho, Schechner passeia pelas incursões da arte nos campos religiosos e sobretudo nos esportes, a exemplo dos “atletas estéticos” como na patinação e ginástica.

“Os hábitos, os rituais e as rotinas da vida são comportamentos restaurados. (...) O comportamento restaurado é o processo principal de todos os tipos de performance.” Página 8.

Pauta para discussão: a ideia dos muitos “eus”, identidades achadas para “além do que eu sou”. papéis que assumimos no mundo cerimonial do trabalho, num mundo ritualistico da religião e também no social, denominados os afetos e as linguagens intraduziveis do comportamento. A partir desses papéis da vida cotidiana, pensamos como a performance ganha também seu elemento de performance, a partir do rito, do cotidiano, etc. Schechner nos mostra como exemplo a luta livre, que apesar de ser ensaiada e repetida, tem como magia a idéia de ter uma “falta de lei”, mas esta falta de lei é apenas mais um elemento do jogo. da ação.
O comportamento restaurado está fora do eu, portanto quando se pensa performance, se pensa, se duvida, de onde podemos realizar na performance esse rito, essa magia, fora e além do eu.
-//-

Nenhum comentário:

Postar um comentário